Os media como formação à distância, têm suscitado alguma discussão no que respeita à perceção do isolamento por parte dos estudantes, ao papel da comunidade de aprendizagem, ao papel do docente e às caraterísticas dos alunos.
Santoro, Borges e Santos (2004) defendem que a principal função dos meios de comunicação são: a coordenação, a cooperação e a co-construção, refletindo assim a importância tanto dos objetivos de grupo como os individuiais.
Para além de ajudar as comunidades a desenvolverem-se e a evoluirem, os media permitem a aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transacional (Moore 1991). Os estudantes online necessitam de formas e várias ferramentas de interação diversas, incluindo o professor para apioar (Ally& Fahy, 2005), pois sentem a distância transacional de forma diferente.
Para além de ajudar as comunidades a desenvolverem-se e a evoluirem, os media permitem a aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transacional (Moore 1991). Os estudantes online necessitam de formas e várias ferramentas de interação diversas, incluindo o professor para apioar (Ally& Fahy, 2005), pois sentem a distância transacional de forma diferente.
Os alunos tradicionais são mais passivos que os alunos online, pois estes são mais autónomos e mais controlados. Os que estão mais habituados a irem às aulas têm menos sucesso e um grau menor de satisfação, bem como menos autonomia, pois as aulas online são menos compatíveis com o seu estilo de comunicação, sendo que precisam do acompanhamento de um professor com uma postura observadora e de ajuda (Davies,1981; Bernard et al. 2004).
Para os alunos online tem de haver um ambiente onde possam adquirir e desenvolver as suas capacidades para assim poderem atingir os seus objetivos. Este tipo de estudantes prefere uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, activa e autónoma (Oliver & Mcloughlin, 1998), apesar de que cada aluno difere entre si e no seu modo de aprendizagem.
O processo de aprendizagem formal não deve ser solitário, sendo que aqui o papel do professor / moderador é muito importante, tendo como uma das principais funções, fornecer a quantidade necessária de estrutura e diálogo online, através da sua presença no ensino (Anderson, Rourke, Garrison & Archer, 2001). Tem de ser um líder, tem de estruturar e planificar as unidades de trabalho e dialogar com os seus alunos, para que estes possam atingir os conhecimentos e competências necessários para atingirem os seus objetivos.
O ensino sendo ele online ou presencial, deve ser estruturado, podendo ter mais ou menos flexibilidade. O uso que o aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo que o professor faz, sendo que a experiência deste como docente não importa tanto como a sua competência e experiência com a nova tecnologia.
Comentário:
Hoje em dia vivemos num mundo cada vez mais mediatizado, em que os meios de comunicação têm muita importância e fazem parte do quotidiano de cada um de nós, tanto na nossa vida social, como profissional ou como escolar.
No caso do ensino à distância, este é favorecido pela utilização das novas tecnologias, que todos os dias se vão aperfeiçoando e desenvolvendo, facilitando assim a interação entre pares e professores, bem como na construção do conhecimento de cada um.
Bibliografia:
Fahy,
P. (2008), Athabasca University - As Características dos Meios de Aprendizagem
Interactiva Online
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